O Papa Francisco se prepara para sua próxima viagem apostólica, na República da Armênia, nos dias 24 a 26 de junho. A Santa Sé divulgou o logotipo e o lema da visita do Santo Padre, “Visita ao primeiro país cristão”. Foi no ano de 301 que houve a conversão da Armênia. Na mensagem que enviou aos armênios em abril do ano passado, Francisco classificou o país como a primeira entre as nações que no decorrer dos séculos abraçaram o evangelho de Cristo.
O logotipo da viagem, em formato circular, retrata o Monte Ararat, símbolo da Armênia, e o poço profundo no qual São Gregório ficou aprisionado por quase 14 anos, e onde hoje está o mosteiro dedicado a ele. O Papa chegará à capital Yerevan na tarde do dia 24 de junho, e o primeiro compromisso será uma oração na Catedral, com a saudação ao povo e depois um encontro com o presidente, as autoridades civis e o corpo diplomático. No sábado, 25, visitará o memorial do massacre dos armênios sob o império otomano, entre 1915 e 1916.
Na cidade de Gymuri, atingida por um terremoto no final dos anos 80, Francisco celebrará a missa e visitará a Catedral Armênio-Apostólica das Sete Chagas e a Catedral Armênio-Católica dos Santos Mártires. Também no sábado vai se encontrar com líderes de outras religiões em uma oração pela paz. No dia 26 de junho, acontece o encontro do Papa com os bispos católicos no Palácio Apostólico e a participação na Divina Liturgia na Catedral Armênio-Apostólica. Após o almoço, o encontro com os delegados e benfeitores da Igreja Armênio-Apostólica e a assinatura de uma declaração conjunta. Antes do retorno ao Vaticano, o Santo Padre rezará no Mosteiro de Khor Virap.
(Fonte portal radiocatedral.com.br)