O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan reiterou o seu apoio ao Azerbaijão, sublinhando que “Ankara vai continuar a apoiar o Azerbaijão na edição de Nagorno-Karabakh”, relata Zaman de hoje.
” Vamos continuar a expandir o nosso apoio para o Azerbaijão sobre o conflito de Nagorno-Karabakh para encontrar a sua solução na integridade territorial do Azerbaijão”, Erdogan disse em uma conferência de imprensa.
Sublinhando o fracasso da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que foi criado no início de 1990 para resolver o conflito de Nagorno-Karabakh, Erdogan diz que ele não funciona se não for tratada a ordem do Azerbaijão.
Ele também destacou a importância de uma parceria estratégica entre a Turquia e Azerbaijão nos domínios da defesa e energia.
“O Azerbaijão será forte, enquanto a Turquia é poderoso”, disse Aliyev, estendendo os agradecimentos do apoio contínuo de Ancara para o que ele chama de “justiça e do direito internacional”, referindo-se ao Nagorno-Karabakh.
Em troca, Erdoğan Aliyev convidado para um evento que marca o 93º aniversário da Batalha de Gallipoli, na província de Çanakkale Turquia em 24 de abril, data que coincide com o 100º aniversário do Genocídio Armênio.
A conferência de imprensa conjunta veio depois de um encontro cara a cara entre os dois líderes, em que o Nagorno-Karabakh foi discutida o 100º aniversário dos acontecimentos de 1915 e as políticas de energia na região.(Fonte Soy Armênio)