Uma das festividades mais importantes do ano é sem dúvida o Natal (Dzënúnt),na qual é celebrado um feito transcendente: o nascimento de Cristo. Entre os armênios, esta festividade é comemorada em 06 de Janeiro.
Desde o início do cristianismo e durante os três primeiros séculos, toda a cristandade festejava o Natal em 6 de Janeiro. Hoje em dia em muitos países do mundo se celebra no dia 25 de Dezembro. A mudança desta data foi no século IV em Roma por una necessidade pratica.
Esse dia os romanos celebravam com uma grande cerimônia o deus-sol;até a segunda metade do século IV o cristianismo não conseguiu terminar com essa celebração pagana de Roma e nem todas aqueles costumes e tradições.
Os altos dirigentes da Igreja Ocidental, temendo pelo fim desta celebração pagana, resolveram mudar pela celebração do nascimento de Jesus.
Desta maneira o dia 25 de Dezembro foi imposta em todos aqueles países que tinham Roma como centro Espiritual, o dia de Natal.
Os armênios geograficamente longe e totalmente contrários as festividades paganas de Roma, mantiveram a antiga tradição e até os dias de hoje, continuam comemorando o Natal em 6 de Janeiro.
Cristo nasceu e se ressuscitou pra você pra nós a Boa Nova.