O conhaque Ararat da Armênia é da Pernod-Ricard desde 1998. 90% da produção é vendida para a Rússia, mas poderia prosperar em qualquer lugar
Fonte: Yerevan wine factory, Pernod-Ricard
Conhaque é o principal produto de exportação da Armênia, equivalente a 186 milhões de dólares em 2013. A maior parte dos conhaques é proveniente de uma única destilaria, a Yerevan-Ararat Wine Factory, e é rotulada como Ararat, do Monte Ararate, símbolo nacional da Armênia. Ela tem sido controlada pela Pernod-Ricard, da França, a segunda maior companhia de bebidas do mundo, desde 1998.
A fábrica Yerevan foi fundada em 1877 por um comerciante local chamado Nerses Tairyan. A fábrica envelhecia seus vinhos em barris de carvalho e os destilava usando o mesmo tipo de alambique que as destilarias de Cognac utilizam.
Em 1902, o conhaque da companhia recebeu um prêmio na França. De acordo com algumas fontes, o prêmio foi acompanhado por uma permissão para chamar o conhaque “Cognac”. Isso pode parecer improvável, dada a rigorosa defesa quanto ao exclusivo direito ao uso do termo “Cognac” pelos produtores da região francesa de Cognac.

Companhia de conhaques Yerevan – adega Hayk/Wikimedia Commons
A fábrica Yerevan foi adquirida em 1899 por Nikolay Shustov, um produtor e comerciante de bebidas destiladas de Moscou. Devido aos esforços de Shustov, a Rússia se tornou o principal mercado do conhaque Ararat, que era comercializado como Cognac. Certamente, foi por causa de competidores do Cognac, como o Ararat, que a França intensificou seus esforços para proteger os nomes geográficos dos produtos. Em 1905, a primeira lei de indicações geográficas foi aprovada, autorizando o Estado francês a definir as áreas cujos produtores teriam permissão para usar o respectivo nome da área em seus produtos.
A Armênia se tornou parte da União Soviética em 1922, e a fábrica Yerevan foi nacionalizada. Isso consolidou ainda mais a posição do Ararat no mercado russo, tanto que atualmente 90 por cento da produção ainda é vendida lá. Além disso, como a Rússia e as outras antigas Repúblicas Soviéticas, com exceção de Moldova, não reconhecem a proteção dos nomes geográficos dos produtos vindos da França – e da União Europeia desde 1992 – o conhaque armênio ainda é vendido nestes países com o rótulo Cognac.

Fábrica de conhaque Yerevan, Setembro de 2008 Kevorkmail/Wikimedia Commons
É por isso que a proposta acordo de associação entre a União Europeia e a Armênia inclui uma cláusula, inserida em resultado da pressão da França, pedindo que a Armênia pare de usar o nome Cognac. Em setembro de 2013, a Armênia decidiu não assinar o acordo com a União Europeia e, ao invés disso, unir-se à União Econômica Eurasiática liderada pela Rússia.
No entanto, a decisão não foi pela exigência da UE da Armênia parar de usar o nome Cognac. A decisão da Armênia foi provocada pelas promessas russas de descontos em seu fornecimento de gás, do qual o país sem área litorânea depende. (Quando dois meses depois, o governo ucraniano desdenhou a UE em relação à União Eurasiática, se acendeu a Revolução de Maidan).

Sede da Pernod-Ricard em Paris Tangopaso/Wikimedia Commons
Tudo isso não muda o fato de que os conhaques Ararat produzidos pela fábrica Yerevan são excelentes. A companhia produz sete tipos, que dependem se o destilado é envelhecido por 3, 5, 6, 7, 10, 15 ou 20 anos. Em qualidade e sabor, os produtos são iguais aos melhores cognacs da França.
A Pernod, no entanto, não se empenha em introduzir o Ararat em novos mercados. Na hierarquia das marcas Pernod, o Ararat é colocado na posição mais baixa, chamada “Marcas Destilados Locais”. A marca do tradicional Cognac da Pernod, Martell, fica duas posições acima, numa categoria chamada “Destilados de Prestígio Estratégicos”. Martell é a 2ª maior marca cognac no mundo, depois da Rémy Martin, que é propriedade do grupo Rémy Cointreau.
Até agora, o Ararat é um prisioneiro. A Pernod não o deixa livre, com medo de que, nas mãos certas, ele possa se tornar um competidor do Martell. Por esta mesma razão, seu crescimento não é permitido dentro de grupo.

Cognac Martell Katya Meow/Wikimedia Commons

Conhaque Ararat
gmstockstudio/Shutterstock
O texto deste artigo pode ser usado livremente se o Eatglobe for creditado como fonte e, caso você use o texto online, você deve fornecer o link para o texto original no eatglobe.com (CC Attribution 4.0 Int. License). As imagens não podem ser usadas, com exceção daquelas que estão ligadas ao Wikimedia Commons.