Em 11 de setembro, a Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução que institui o 09 de dezembro como o Dia Internacional de recordação e da Dignidade das Vítimas do Genocídio.
Vários países e elogiou a República da Armênia, para liderar este esforço global, bem como os membros mais de 80 estados co-patrocinou a resolução.
A resolução foi apresentada pelo Representante Permanente da Armênia na ONU, Embaixador Zohrab Mnatsakanyan, que transmitiu um documento de 27 páginas sobre a Prevenção do Genocídio aprovada em março na 28ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH) em Genebra.
Zohrab Mnatsakanyan observou em seu discurso na ONU, o CDH recomendou na cláusula 22 da resolução, que a Assembleia Geral da ONU deve estabelecer, em 9 de dezembro como o Dia Internacional da Comemoração e da Dignidade das Vítimas do Genocídio a fim de divulgar a Convenção sobre a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio e do seu papel na luta e prevenção do crime de genocídio. (SoyArmenio.com/ arka.am)