A União Europeia (UE) respeita o direito de cada Estado-Membro de programa “Parceria Oriental” para encontrar seu próprio caminho de desenvolvimento, mantendo a cooperação com a UE, disse a chanceler alemã, Angela Merkel.
“Nós respeitamos a decisão da Armênia, que, além de intensas negociações com a UE procura aproximar a cooperação econômica com a Rússia, a União Econômica da Eurásia (EEU). Também respeitamos a posição do Azerbaijão, que está olhando para se juntar a UE vê também um papel para si mesmo no UEE. Nós também estamos prontos para continuar a cooperação bilateral com a Bielorrússia, apesar das aparentes contradições “, disse o chanceler, falando no Parlamento sobre a véspera de sua partida para a cimeira Riga.
A “Parceria Oriental” prevê a associação política e a integração econômica entre a UE e a Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, Moldávia e Ucrânia. Os últimos três países no ano passado assinou um acordo de cooperação relacionado com a UE. (SoyArmenio.com / arka.am)