Yusra Mardini ganhou o ouro na vida
Com um olhar sério e determinado, Yusra Mardini nadadora Síria de apenas 18 anos está vivendo um sonho, ela que por volta de 2011, jamais poderia acreditar que fosse possível vive-lo.
O que aconteceu? Naquele ano, a guerra iniciou-se na Síria e absolutamente destruiu tudo, sua casa e os lugares onde ele praticava natação que sempre foi seu esporte favorito e que ela herdou de seu pai, que era treinador.
Por este motivo, no ano passado, eles tiveram que fugir da Síria e Yusra e sua irmã Sarah, que também é nadadora, veio a Istambul para atravessar em um barco muito precário para a Grécia. Tudo estava normal, mas o destino a colocou antes no grande teste de sua vida. No meio do caminho, o motor do barco parou e a água começou a infiltrar-se no barco em que havia 20 pessoas. O desespero começou a tomar conta da maioria da tripulação que não sabia nadar. As irmãs Mardini não hesitou e pulou na água. Assim, elas nadaram durante três horas guiando o barco com cordas. Elas conseguiram atravessar o Mediterrâneo para chegar à costa grega de Lesbos e salvou todos os refugiados. Eles chegaram na Alemanha e obtiveram o refúgio.
“Teria sido embaraçoso se as pessoas em nosso barco tivessem se afogado. Havia pessoas que não sabiam nadar e estavam desesperadas com medo de se afogarem”.
Graças a uma bolsa do Comité Olímpico Internacional, Yusra pode continuar a sua formação e cumprir o sonho de participar pela primeira vez dos Jogos Olímpicos nos 100 metros borboleta e 100 nados livre.
Assim, ela estreou no sábado à tarde, no Rio de Janeiro onde ganhou sua série, porém não conseguiu classificar-se para a final, e disse:
“É realmente uma honra estar aqui no Rio 2016, quero agradecer também para ao meu país, a Alemanha e o Comitê Olímpico Internacional pois eles me deram todo o apoio necessário para tornar isso possível”.
Sexta-feira passada, o Maracanã se levantou para recebê-la com aplausos calorosos. Sua história tocou a todos e absolutamente transcendeu as barreiras do esporte. Ela irá deixar o Rio sem uma medalha, mas isso pouco importa … Yusra já ganhou o ouro na vida.
Fonte: ovaciondigital