O Fórum Global de Nutrição Infantil, que ocorre até sexta-feira dia 9 de Setembro na Armênia, reunirá ao menos 15 ministros e autoridades de 40 países para discutir a implementação de programas de alimentação escolar sustentáveis. Organizado pelo Centro de Excelência contra a Fome e parceiros, o evento terá a participação da diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Ertharin Cousin. As discussões poderão ser acompanhadas pelas páginas do Centro de Excelência contra a Fome no Facebook e no Twitter.
A alimentação escolar é considerada a rede de proteção social mais amplamente utilizada no mundo. Foto: PMA
A alimentação escolar é considerada a rede de proteção social mais amplamente utilizada no mundo. Foto: PMA
Representantes de mais de 40 países reúnem-se em Yerevan, na Armênia, até sexta-feira (9) para discutir como formular e implementar programas de alimentação escolar sustentáveis. Eles vão participar do Fórum Global de Nutrição Infantil (GCNF, na sigla em inglês), a maior conferência do mundo sobre alimentação escolar.
Todos os anos, especialistas, acadêmicos e representantes de governos, da sociedade civil e do setor privado participam do fórum para discutir estratégias para ampliar o alcance a qualidade dos programas de alimentação escolar, de modo a aprimorar o status nutricional de crianças e beneficiar agricultores familiares e economias locais.
Este ano, 15 ministros confirmaram presença no fórum, assim como oficiais de alto nível de governos de 40 países, inclusive 25 países da África e 10 da Ásia e Eurásia. O evento será aberto pelo primeiro ministro da Armênia, Hovik Abrahamyan, e contará com palestras da diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos, Ertharin Cousin, e do comissário de Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia da União Africana, Martial De-Paul Ikounga.
A alimentação escolar é considerada a rede de proteção social mais amplamente utilizada no mundo, com múltiplos benefícios para estudantes, agricultores e comunidades. Os participantes do fórum discutirão os desafios e os pontos positivos dos programas de alimentação escolar de seus países, o vínculo entre alimentação escolar e agricultura local e novos recursos para a alimentação escolar.
Eles também participarão de visitas de campo para conhecer as iniciativas de alimentação escolar da Armênia. Divididos em grupos, visitarão cinco escolas com diferentes experiências de alimentação escolar, de acordo com três temas principais: jogos interativos com as crianças sobre alimentação saudável e higiene, cultivo de árvores frutíferas e aulas de preparação de pão armênio.
O Fórum Global de Nutrição Infantil é organizado todos os anos pela Global Child Nutrition Foundation e pelo Centro de Excelência contra a Fome. A edição de 2016 tem o apoio do governo da Armênia e do Social and Industrial Foodservice Institute (SIFI). As discussões poderão ser acompanhadas pelas páginas do Centro de Excelência contra a Fome no Facebook e no Twitter.
Fonte: Onu – Organização das Nações Unidas do Brasil