Lusignan – No sábado, 13 , a Ministra da Diáspora Hranuch Hakobyan veio para a França , na cidade de Lusignan para inaugurar o khatchkar dedicada ao último rei da armênios Leo V de Lusignan e na memória dos armênios mortos na França e para as vítimas do genocídio.
A cerimônia foi organizada pela Associação Nacional Armênia dos Veteranos e Resistentes ( ANACRA ) presidido por Antoine Bagdikian e Associação local Ararat presidido por André Valotau. Estiveram presentes o Embaixador armênio da França Viguen Tchitetchian , Bispo Norvan Zakarian , Pastor René Leonian , guy de Lusignan ( descendente do rei Leo V) , Levon Sayan , produtor e gerente artístico, MP Jean -Michel Clément , Jean- François Macaire , presidente do Conselho regional,e o prefeito da cidade de Lusignan René Gibault …
Cerca de 250 pessoas participaram do evento, seguida de uma conferência realizada com o historiador Claude Mutafian , visita ao museu e igreja dedicado às vítimas do genocídio armênio com o padre Gérard Touraynne e Bispo de Poitiers. Pastor René Leonian leram a oração de São João capítulo 12, e o Bisho Zakarian cantou Der Voghormia(Piedade) e outras canções religiosas.
No sábado à noite, as meninas do Conjunto de Danças Nairi (que estiveram no evento da rádio Armênia Eterna em SP) ofereceram um belo espetáculo de dança . Encantado com essas meninas, Hranuch Hakobyan prometeu convidá-las para Yerevan.
Para a livraria e biblioteca de Lusignan a Ministra ofereceu uma coleção de livros dedicados à Armênia e o povo armênio .
Está prevista a possibilidade de cidade irmãs entre Yerevan e Lusignan .
Leo V de Lusignan , rei de Chipre , Jerusalém e Armenia governou o trono da Cilícia de 1374 para 1375. A figura reclinada de Leo V está na França , na Catedral de Saint- Denis .