“Peço a todas as instituições europeias para parar de comparar a Armênia com o Azerbaijão e comece a falar abertamente quem está disparando e quem está a criando essa tensão”, disse Sargsyan em Yerevan na segunda-feira em uma conferência conjunta com o Presidente do Conselho Europeia, Donald Tusk.
Ele disse que os líderes do Azerbaijão receberam um grande presente, que é passar os jogos europeus armênios em Baku, proporcionando nesse período a ilusão da paz e da estabilidade na fronteira entre a Armênia e o Azerbaijão, após o qual, no entanto, o lado do Azerbaijão novamente instalou o conflito.
Momentos antes, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk disse que a União Europeia tem feito inúmeros pedidos a Armênia e o Azerbaijão para cumprir os compromissos assumidos no âmbito do Grupo de Minsk da OSCE.
“Ambos os lados têm de mostrar uma vontade de compromisso e diálogo, abster-se de retórica agressiva. Certamente, não há alternativa a uma resolução pacífica do conflito de Karabakh”, disse Tusk, que estima que tal retórica possa levar a sérias consequências .
Finalmente Sargsyan disse Armênia espera o início urgente das conversações sobre um novo documento com a UE. “Notamos com satisfação que há uma abordagem para benefício mútuo. A cooperação com seis países da Parceria Oriental durante a cúpula de Riga é exibida. Desejamos um início precoce das negociações sobre um novo documento, que abrirá um novo capítulo nas nossas relações “, disse Sargsyan. (SoyArmenio.com/newsarmenia.ru)