Em uma entrevista para o jornal russo Vedomosti, os EUA Co-Presidente da OSCE Minsk James Warlick disse que Nagorno Karabakh deve ser devolvido ao controle do Azerbaijão, como parte de uma solução global para conflito.
Warlick disse; “Os territórios devem ser devolvidos, mas há outros fatores envolvidos, de modo que os co-presidentes exigem uma solução global”, disse Warlick.
David Babayan, o porta-voz do Presidente da República de Nagorno Karabakh, disse que essa posição dos Estados Unidos não é de eliminar as razões para o conflito, mas sim apenas evitar as suas consequências.
“O fato de que temos limites diferentes e uma situação militar e temos políticas diferentes hoje é uma consequência de razões militares. Se estas razões não são resolvidas, como você pode lidar com as consequências?” Ele disse que é impossível falar sobre o retorno de territórios ou outros problemas, se não há uma decisão política sobre o estatuto da NKR, que é em última análise, a única autoridade que garante a segurança do povo de Artsakh.
“Nós temos dito repetidamente que o retorno dos territórios é impossível. Artsakh com as suas antigas fronteiras não pode existir e defender-se. Além disso, o adversário tem a tentação de resolver o problema por meios militares e cometer um novo genocídio. Não estamos falando de coisas teóricas. Eles têm mantido um bloqueio desde 1988, organizados ao longo da antiga República Soviética do Azerbaijão, feita em Sumgait, deportou a população armênia do norte de Artsakh. E agora nós temos que esquecer territórios existentes e retornar em 1988 de novo porque estamos todos abatidos? “, disse. (SoyArmenio.com)