A representante da Armênia Iveta Mukuchyan, acenou uma bandeira da República de Nagorno-Karabakh (NKR) durante a repescagem da votação da Eurovision 2016, o fato aconteceu durante a primeira Semifinal onde ela havia se classificado para a final juntamente com representantes de nove outros países, incluindo o Azerbaijão.
A cantora armênia que mora na Alemanha, tem 29 anos de idade, e disse durante a coletiva de imprensa que ela representava a Armênia, o seu coração, pensamentos e sentimentos estavam com sua nação independente de onde estivesse.
“Mesmo com 150 milhões de pessoas assistindo, quero que saibam meus pensamentos estão com a minha pátria, armênios e Azerbaijanos vem trancado em um conflito amargo sobre Karabakh, vejo um surto de violência na região desde o início de abril onde dezenas de soldados foram mortos em ambos os lados, isso tem provado que se trata da luta mais pesada desde a trégua de 1994”.
Ainda na coletiva de imprensa a cantora explicou que só quer paz nas fronteiras.
Já a representante do Azerbaijão na competição, Samra, e os membros da delegação do Azerbaijão evitaram comentar a ação de Mukuchyan, dizendo que “Eurovision é um concurso musical e não político, e que só iriam se manifestar se a pergunta se tratasse de música.
A direção da Eurovision está estudando medidas de punição para Iveta, que possivelmente será uma multa de valor não divulgado, para eles o fato da cantora ter agitado a bandeira e opinado politicamente não está de acordo com as regras estabelecidas pela Eurovison e da UER”.
Fonte: oikotimes