Organizações armênias na Turquia e os Estados Unidos estão trabalhando para comemorar o centenário do Genocídio Armênio 24 de abril de 2015, com uma reunião de armênios em todo o mundo, em Istambul.
Enquanto os grupos turcos têm organizado eventos comemorativos em Istambul nos últimos anos, o DurDe ONG e Project 2015, uma organização com sede em os EUA, está trabalhando para garantir que um grande contingente de viagem armênio à Turquia para comemoração histórica do centenário .
“Nós incentivamos armênios em todo o mundo para se juntar aos cidadãos de Turquia em Istambul para participar nestes eventos comemorativos”, disse Levent Sensever de DurDe. “À medida que os turcos, expressamos nossa solidariedade com os armênios, mostrando nossos respeitos às vítimas e sobreviventes deste terrível crime e pressionar o nosso governo a reconhecer o genocídio.
Os eventos em Istambul incluem uma reunião pública em Taksim, na noite de 24 de abril e um serviço memorial no cemitério armênio Şişli (Şişli Ermeni Gregoryen Mezarligi), onde está enterrado Sevag Şahin Balikci; um soldado armênio que serviu no exército turco e foi morto por um soldado turco em 24 de Abril de 2011.
Informação sobre os eventos programados podem ser encontradas no www.armenianproject2015.org (Fonte soyarmenio