A cerimónia da qual se podem ver algumas imagens no vídeo acima celebram o Ano Novo na tradição religiosa nacional da Armênia, pagã, pré-cristã, de origem indo-europeia.
O seu parentesco étnico mais próximo no seio da família indo-europeia é com o Irã, daí que as principais Divindades armênias sejam praticamente as mesmas que as dos Iranianos. Também na religião tradicional iraniana o começo do ano é em Março – como era também na religião tradicional latina arcaica. Aliás, o ano romano original só tinha dez meses e começava em Março, daí que o nome do último mês do ano, Dezembro, tenha raiz na palavra«dez».
Nesta ocasião, do Ano Novo e do Início da Primavera, celebra-se o nascimento de Vahagn, Deus do Fogo, do Poder e da Guerra, equivalente em parte aos clássicos Vulcano e Hércules.
A restauração pagã na Armênia, o Hetanismo, começou na primeira metade do século XX num contexto de resistência nacionalista ao ocupante soviético e veio a ser promovido por políticos de primeira ordem, incluindo um primeiro-ministro.
(fonte portal gladio.blogspot.com.br)