Investigação da BBC revelou relato deixado por escritor persa sobre atrocidades cometidas por Império Turco-Otomando contra minoria armênia há cem anos.
Rengin Arslan e Khashayar JoneidiDa BBC em Istambul
armênia em 1915 (Foto: BBC)
Mohammad Ali Jamalzadeh testemunhou as atrocidades cometidas pelo Império Turco-Otomano contra a minoria armênia em 1915.
Jamalzadeh foi um famoso autor persa que fez parte de um grupo nacionalista iraniano que trabalhava em Bagdá, na época sob o domínio otomano, durante a Primeira Guerra Mundial.
Em suas viagens a Istambul, conforme tropas britânicas se aproximavam de Badgá, ele viu “acontecimentos chocantes e brutais”, como descreveu depois em seu diário.
Este relato é considerado um testemunho objetivo desta tragédia, já que a maioria dos registros daquela época foi escrita por pessoas envolvidas no conflito.
Uma investigação conjunta dos serviços turco e persa da BBC encontrou os escritos deixados por Jamalzadeh em uma biblioteca de Istambul, na Turquia, que foram ilustradaos por Morteza Rakhtaala para este vídeo.
Assista: http://emp.bbc.co.uk/emp/embed/smpEmbed.html?playlist=http%3A%2F%2Fwww.bbc.co.uk%2Fportuguese%2Fmeta%2Fdps%2F2015%2F04%2Femp%2F150423_armenios_relato_rb.emp.xml&product=news
Fonte: BBC Brasil