As seguintes declarações do ministro das Relações Exteriores da Turquia de normalizar as relações bilaterais se a Armênia renunciar a acusação de genocídio e ceder Karabakh ao Azerbaijão.
“A comunidade internacional e da Armênia declarou repetidamente que a normalização das relações entre a Armênia e a Turquia deve ser sem condições prévias”. Isto foi afirmado pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Tigran Balayan, comentando sobre as declarações do ministro das Relações Exteriores turco Mevlut Cavusoglu, que declarou que, para a normalização das relações bilaterais, a Armênia não só deve desistir de suas reivindicações de genocídio, mas também a retirar-se território “ocupado” de Nagorno Karabakh.
“Com base neste princípio, de um processo de negociações com a Turquia que começou em 2008. Com nesse entendimento comum começamos o processo de chegar a acordos. Nós estávamos em contato com nossos colegas turcos em todos os momentos e fez publicamente claro que nunca Armênia colocar em causa o fato de o genocídio armênio ou a importância do seu reconhecimento internacional. Sobre o problema de Nagorno-Karabakh, se a Turquia quer ajudar na solução, o melhor é ficar o mais longe possível do processo “, disse Tigran Balayan. (Fonte Soy Armênio)