O embaixador da Armênia no Brasil, Ashot Galoyan, entregou ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), a Medalha Honorável da Assembleia Nacional, a mais alta condecoração do parlamento daquele país. A rápida cerimônia ocorreu no início da reunião desta quinta-feira (22) da comissão.
Por meio da condecoração, o governo armênio demonstrou seu reconhecimento ao papel exercido pelo senador para que a Casa aprovasse em junho uma moção de solidariedade ao povo da Armênia, pela passagem dos 100 anos do genocídio perpetrado pelo governo turco em 1915. Galoyan fez questão de ressaltar que o fato teve uma repercussão bastante positiva em seu país, levando-se em conta que cerca de 100 mil descendentes de armênios vivem no Brasil.
— São os sucessores de milhares de famílias que conseguiram fugir do país, e muitas encontraram acolhida no Brasil — ressaltou o embaixador.
Para Aloysio, o genocídio armênio deve ser “lembrado e estigmatizado” em todo o mundo, pois foi um “atentado maciço e indiscriminado não só àquele povo, mas a toda a humanidade”.
— Que nos faça refletir também sobre a situação do mundo hoje, ainda marcado por milhões de vítimas inocentes de guerras e conflitos, e por tantos refugiados — reforçou o senador. (Fonte Agência Senado)