As eleições parlamentares na República de Karabakh – Artsakh,foram realizadas no Domingo 03 de maio. Esta nova expressão democrática tinha um registro de 101 653 cidadãos, com a opção de escolherem entre os candidatos de sete partidos.
Havia 279 centros de votações, um dos quais foi em Yerevan. As urnas se encerraram às 20h (horário local) Os partidos, “Hairenik Azad” (Free Pátria), “Azkaín veraznunt” (National Revival), “Artsají yoghovertavaragan” (Artsakh Democrática), “Lerrnayn Karabaghí Gomunisdagan” (Partido Comunista do Nagorno Karabakh), “Haghagutiún yev zarkatsum” (Paz e desenvolvimento) e ARF-Dashnaktsutyun.
Era perceptível o entusiasmo entre os eleitores que queriam votar no futuro do Karabakh.
A opinião de observadores do Parlamento Europeu tem sido positiva.
Em reunião realizada com a imprensa, um membro do Parlamento Europeu afirmou que as eleições podem ser descrito como perfeito, transparente e correspondem aos padrões internacionais.
Os resultados provisórios das eleições legislativas rendeu a seguinte composição para o Congresso da República de Nagorno Karabakh, nesta.
ordem:
Partido “Azad Hairenik”: 15 lugares
FRA – Dashnaktsutyun 7 lugares
Party “Artsaji yoghovertavaragan”: 6 lugares Party “Sharyum-88”: 2 lugares Party “Azkain Veraznunt”: Se você exceder o limite de 5% dos votos iria ganhar um assento.
No final de Junho, a alguma possibilidade do Parlamento Europeu oficializar o reconhecimento de Karabakh – Artsakh em armênio como República.