24 de Abril os armênios consideram a data de luto nacional pela memória de 1.500.000 de Mártires Armênios mortos pelo Império Turco Otomano em 1915. Na Armênia, vários Presidentes, Autoridade e Representantes estiveram presentes em Tsitsernagapert.
O Presidente da Armênia Imo. Serg Sargsyan fez o uso da palavra, condenando a Turquia pelo não reconhecimento e exigindo os direitos de seu povo. Também fez uso da palavra os Presidentes da Rússia Wladimir Putin, da França François Holanda e outros.
Após o término, o memorial foi aberto ao público que embaixo de uma forte chuva estiveram presentes e colocando flores ao redor da eterna chama que relembra os Mártires Armênios. Durante todo o dia, pessoas que vieram de várias partes do mundo, traziam a sua solidariedade mesmo com 6 graus de temperatura e o dia todo com chuva.
Às 22.00h mais de 200.000 mil pessoas saíram da Praça da República e caminharam por 2h até Tsitsernagapert, exigindo reconhecimento pelo governo turco, justiça e com bandeiras chegaram até o monumento.
Foi uma passeata maravilhosa em que bebês, crianças, jovens e idosos participaram pedindo ao governo turco que reconheça a verdade. Às 2h da madrugada o povo continuava no memorial.
Fonte: Filial Rádio Armênia Eterna – Yerevan.FM 103,5.