No dia 21 de setembro a República da Armênia marcou o seu 24 º aniversário de Independência.
A Declaração de Independência foi aprovada pelo Conselho Supremo da Armênia em 23 de agosto de 1990. De acordo com a declaração, Armênia República Socialista Soviética passou a se chamar República da Armênia.
Um referendo sobre a secessão da URSS e do estabelecimento de um Estado independente foi realizada em 21 de setembro de 1991. 94,9% dos cidadãos armênios votou pela independência.
Declaração da Independência
O Conselho Supremo da República Socialista Soviética da Armênia
Expressando a vontade unificada do povo armênio; Consciente da sua responsabilidade histórica para o destino do povo armênio envolvidos na realização das aspirações de todos os armênios e da restauração da justiça histórica; Partindo dos princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem e das normas geralmente reconhecidas do direito internacional; O exercício do direito das nações à livre autodeterminação;
Baseado em 1 dezembro de 1989, decisão conjunta do armênio Conselho Supremo SSR e do Conselho Nacional Artsakh na ” Reunificação da SSR armênia e a região montanhosa de Karabakh”;
Desenvolver as tradições democráticas da República da Armênia independente estabelecida em 28 de maio de 1918;
declara
O início do processo de criação do posicionamento de um Estado independente a questão da criação de uma sociedade democrática, baseada no Estado de Direito;
1. O SSR armênio é renomeado República da Armênia (Armênia). A República da Armênia tem a sua bandeira, brasão e hino.
2 . A República da Armênia é um estado autônomo, dotado com a supremacia da autoridade do Estado, independência, soberania e plenipotenciário. A Constituição e as leis da República da Armênia são válidos para todo o território da República da Armênia.
3. O portador da soberania armênio é o povo da República da Armênia, que exerce a autoridade diretamente e através de seus órgãos representativos na base da constituição e as leis da República da Armênia. O direito de falar em nome do povo da República da Armênia pertence exclusivamente ao Conselho Supremo da Armênia.
4 . Todos os cidadãos que vivem no território da Armênia são concedidos a cidadania da República da Armênia. Armênios da diáspora têm o direito de cidadania da Armênia. Os cidadãos da República da Armênia são protegidos e ajudados pela República. A República da Armênia garante o desenvolvimento livre e igual dos cidadãos, independentemente da nacionalidade, raça ou credo.
5. Com o objetivo de garantir a segurança da República da Armênia e a inviolabilidade das suas fronteiras, a República da Armênia cria suas próprias forças armadas, tropas internas, órgãos de Estado e segurança pública sob a jurisdição do Supremo Conselho. A República da Arménia tem sua parcela do aparelho militar da URSS. A República da Armênia determina a regulamentação do serviço militar para os seus cidadãos de forma independente. As unidades militares de outros países, as suas bases militares e complexos de construção podem ser localizados no território da República da Armênia, por decisão do Conselho Supremo da Armênia. As forças armadas da República da Armênia pode ser implantado apenas por uma decisão do seu Conselho Superior.
6. Como o sujeito de direito internacional, a República da Armênia conduz uma política externa independente, que estabelece relações diretas com outros estados, unidades de estado nacional da URSS, e participa na atividade das organizações internacionais.
7. A riqueza nacional da República da Armênia – a terra, a crosta terrestre, o espaço aéreo, água e outros recursos naturais, bem como, recursos culturais, econômicas e intelectuais são de propriedade de seus povos. O regulamento do seu governo, uso e posse é determinado pelas leis da República da Armênia.
8. A República da Armênia determina os princípios e regulamentação do seu sistema econômico, cria o seu próprio dinheiro, banco nacional, finanças empréstimo serviços personalizados sistema fiscal e, com base no sistema de múltiplas formas de propriedade .
9. Em seu território, a República da Armênia garante a liberdade de expressão, de imprensa e de consciência; separação dos poderes legislativo, executivo e judicial, um sistema multi-partidário, a igualdade dos partidos políticos nos termos da lei; despolitização dos órgãos policiais e das forças armadas.
10. A República da Armênia garante o uso do armênio, como a língua oficial em todas as esferas da vida da República; da República cria seu próprio sistema de educação e do desenvolvimento científico e cultural.
11. A República da Armênia está em apoio à tarefa de alcançar o reconhecimento internacional do genocídio de 1915 na Turquia Otomana e Armênia Ocidental.
12. Esta declaração serve como base para o desenvolvimento da Constituição da República da Armênia e, até o momento em que a nova Constituição é aprovada, como a base para a introdução de emendas à Constituição atual, e para a atuação de autoridades estaduais e o desenvolvimento de uma nova legislação para a República.